1. Home
  2. /
  3. HISTÓRICO

HISTÓRICO

Os Conselhos Regionais de Biblioteconomia foram criados pela Lei nº 4084, de 30 de junho de 1962, e têm como ponto central a fiscalização e o exercício da profissão de bibliotecária que só é permitido às pessoas graduadas em nível superior no curso de Biblioteconomia. Para exercer legalmente a profissão é obrigatório que esses profissionais estejam registrados no CRB e com o pagamento das anuidades atualizado. Assim como também ocorre com outros profissionais como médicos, advogados e arquitetos, que devem se inscrever em seus respectivos Conselhos.

Constituídos como Autarquias Federais, os CRBs são geridos com recursos vindos da contribuição dos bibliotecários e bibliotecárias, através do pagamento de anuidades e taxas, sendo que 25% da arrecadação são enviados ao Conselho Federal. O restante é utilizado na administração e manutenção dos serviços (secretária, salários de funcionários, atividades de fiscalização e de divulgação, publicações, etc.).

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support